As UTEs Litos corresponderão a plantas termelétricas em Ciclo Combinado que se baseiam em turbogeradores a gás para produção de energia elétrica, através da queima de gás natural.

Na indústria de geração termelétrica o denominado “Ciclo Combinado” é a junção de dois sistemas de geração que usam diferentes tipos de ciclo termodinâmico: um Ciclo Brayton com turbinas a gás e um Ciclo Rankine com turbinas a vapor.

O Ciclo Brayton consiste na compressão do ar ambiente, o aumento de sua temperatura, em sua expansão em que sua energia térmica se dissipa sendo convertida em trabalho mecânico e no resfriamento do ar de exaustão. Esse processo é executado por turbinas a gás e composto por um compressor de ar, combustores e por turbinas propriamente ditas. Na prática o resfriamento do ar se dá por sua ejeção para a atmosfera e mistura com o ar. A energia transferida ao eixo do equipamento é superior à consumida para mover o compressor, tornando possível transformação da energia útil do ciclo em energia elétrica através do gerador.

O Ciclo Rankine consiste nas seguintes etapas:
1º) A água em estado líquido é bombeada a alta pressão;
2º) A água pressurizada é evaporada em um gerador de vapor, que recebe energia térmica de uma fonte externa, transformando-se em vapor superaquecido.
3º) O vapor superaquecido é introduzido em um equipamento (máquina térmica) que transforma sua energia, convertendo-a em energia mecânica que, por sua vez, gira o eixo de um gerador elétrico.
4º) Para fechar o ciclo, o vapor de água volta à sua forma líquida e, para isso, passa por um equipamento para que permite a retirada seu calor.

Os equipamentos principais do Ciclo Rankine são: bombas de alimentação de água, caldeiras, turbinas a vapor e condensador. A energia gerada nas turbinas a vapor é bastante superior à consumida pelas bombas, o que permite a transformação de energia útil mecânica em elétrica.

O Ciclo Combinado é a junção dos dois ciclos termodinâmicos em um único sistema, no qual os gases de exaustão da turbina a gás contém energia térmica suficiente para ser aproveitada pela caldeira de recuperação de calor que gera o vapor para a Turbina a Vapor.